quinta-feira, 22 de abril de 2021

O que significam as voltas de Lula e Moro à pauta do STF hoje

A partir das 14h desta quinta-feira (22), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) volta a discutir o caso envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lava Jato e o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Depois de terem decidido por maioria de 8 a 3, na sessão da semana passada, que a 13ª Vara de Curitiba não tinha a competência para julgar os casos envolvendo o ex-presidente, agora os ministros devem continuar a analisar as consequências dessa decisão.

https://www.superbuy11.com#/register?upid=160308&app=true

Além de decidir para onde irão as denúncias apresentadas contra Lula, os ministros podem abrir a discussão se Moro deve ou não ser considerado parcial em todas as ações envolvendo o ex-presidente.

O que está em jogo agora é para onde serão encaminhados os processos em que Lula voltará a ser investigado. São, ao todo, quatro denúncias: duas envolvendo o Instituto Lula, a do sítio de Atibaia e, por fim, a do triplex de Guarujá, em que Moro já foi considerado parcialpela 2ª Turma do STF.

Os ministros estão julgando um conjunto de habeas corpus e reclamações impetrado pela defesa do ex-presidente, entre eles um que também questiona a suspeição de Moro. Ao analisar a questão, o relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, decidiu em julgamento da 2ª Turma que o caso do triplex não tinha relação direta com os desvios na Petrobras que deram início à operação Lava Jato. Por isso, os atos condenatórios seriam anulados. 

O mesmo entendimento se deu com os casos da compra de um terreno para a construção do Instituto Lula e doações feitas ao instituto e no caso do sítio de Atibaia. Isso significa que as condenações foram anuladas também nesses três casos.

É nesse ponto que se destaca a suspeição de Moro. O que os ministros também discutirão é um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente. Quando Fachin decidiu que a 13ª Vara de Curitiba não tinha a competência de julgar os processos, também declarou que não deveria mais ser julgada a suspeição de Moro em outros processos por “perda de objeto”. Ou seja, a decisão sobre esse tema não teria mais efeito, já que eles estavam sendo anulados. Para a defesa, entretanto, não há correlação imediata entre a suspeição e o envio das ações para outra vara.

A professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Juliana Cesário Alvim explica que caberá aos ministros decidir apenas sobre dois pontos: para onde irão os processos e se a suspeição de fato perdeu o objeto. Ela também aponta que os ministros vencedores na 2ª Turma já demonstraram que não devem querer levar adiante a discussão sobre a suspeição.

“Eles devem continuar nesse sentido de que o Plenário não tem competência de revisar uma coisa que já foi decidida pela turma, que não poderia ter essa decisão. Cármen Lúcia deu esse recado na semana passada. Ela falou que o Plenário não é órgão revisor de Turma. Se a Turma decidiu, está decidido. O debate vai ser esse. A turma já declarou a parcialidade do Moro no caso do triplex”.

A criminalista Maíra Fernandes concorda. “Acho que essa questão vai ser aberta no Plenário, mas o lógico é que se reconheça que esse assunto está totalmente superado por decisão da 2ª Turma”, completa ela.

A questão envolvendo a distribuição do caso foi aberta pelo ministro Alexandre de Moraes. Fachin já havia determinado o envio da ação para Brasília, onde o ex-presidente então residia na época dos fatos. Moraes abriu divergência, sugerindo que os casos fossem enviados para São Paulo, onde os supostos crimes ocorreram. 

Lula ficou preso por 580 dias em Curitiba pela condenação em segunda instância pelo caso do imóvel de Guarujá. Agora, com as condenações anuladas, Lula recuperou seus direitos políticos e não é mais considerado ficha suja. A decisão sobre essa distribuição dos processos e da suspeição de Moro não têm mais consequências jurídicas negativas imediatas para Lula, que seguirá podendo concorrer a cargos eletivos enquanto as investigações forem retomadas.

A pedido da CNN Brasil, os professores Juliana Cesário Alvim (UFMG) e Roberto Dias (FGV) e a criminalista Maíra Fernandes explicam em detalhes o que está em jogo.

Caso os ministros decidam manter a decisão de Fachin sobre a perda de objeto da suspeição, os outros três processos também começam do zero, assim como o do triplex de Guarujá? 

Não. A suspeição de Moro foi declarada apenas no caso do triplex. Por enquanto, caberá ao novo juiz analisar o processo e decidir se fará coleta de mais provas ou se julgará com as provas já produzidas anteriormente. “A incompetência foi julgada para os quatro processos e a suspeição em relação a apenas um. Imagino que a essa altura a defesa do ex-presidente Lula já tenha feito um pedido de extensão da suspeição para os demais três casos por uma questão lógica. De fato, não é automático, nada é automático, tem que ter o pedido da defesa. Mas uma vez tendo o pedido da defesa, eu imagino que vai ser reconhecida a extensão da suspeição em relação aos outros casos. Porque não é possível separar que o juiz seria suspeito em um caso e não seria suspeito no outro”, explica a criminalista Maíra Fernandes. 

Por que o caso do triplex e esses três outros foram parar na Lava Jato? Ele surgiu da delação premiada de Alberto Youssef e dos diretores da estatal, que deram início à operação? 

Os procuradores atestavam que, mesmo não tendo origem nas primeiras delações, as ações estavam ligadas à estrutura de esquema de corrupção da Lava Jato. “A Lava Jato acabou quase como um sinônimo de combate à corrupção. Como se todas as ações de combate à corrupção no país tivessem que ser julgadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Então, tem a ver com essa expansão da Lava Jato e com esse juízo único para julgamento de ações penais”, completa Maíra.

A suspeição de Moro pode ter impacto em anular provas colhidas durante a instrução do processo em todos os outros casos envolvendo Lula? 

Sim, mas apenas se Moro for considerado suspeito também nos outros três processos. Para isso, a defesa do ex-presidente precisa pedir que a suspeição seja estendida para os demais processos que passaram por Curitiba. A professora da UFMG Juliana Cesário Alvim, explica qual deve ser a discussão em plenário: “O que a gente vai ver é se a incompetência vai afetar nessa decisão da imparcialidade. Se, de alguma maneira, o plenário vai dizer que a questão da parcialidade perdeu o objeto. Mas, claro, os ministros que venceram na Turma estão argumentando que não se pode fazer essa avaliação, porque já está decidido. Então, é essa a discussão que vai acontecer. Eles vão definir qual é a vara competente e a questão de como fica então a decisão da parcialidade. É isso que está em jogo daqui para frente.”

O que isso significa para Lula? Ele já está ficha limpa? 

Lula já é ficha limpa. Contudo, a decisão não teria impacto apenas político: caso a imparcialidade de Moro seja declarada em todos os casos, o impacto jurídico é o do tempo de prescrição dos processos, que volta a correr. “Pelo fato de ter sido decidida a nulidade das decisões, eventualmente pode ocorrer a prescrição desses crimes. Porque há alguns atos durante o processo que interrompem a prescrição, mas no momento em que esses atos são anulados, é como se o prazo não tivesse sido interrompido e continuado a correr. Como ele [Lula] tem mais de 70 anos, os prazos das prescrições caem pela metade”, explica o professor Roberto Dias, da FGV.

O que acontece com Moro já que ele foi considerado suspeito em um dos casos? 
Não. Moro não faz mais parte da magistratura, e por isso não pode sofrer sanções a que estaria sujeito caso ainda fosse juiz. Mesmo com uma ação originária desse processo por improbidade administrativa, Moro também não poderia ser considerado ficha suja. Isso se dá por uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro do ano passado, que decidiu que a Lei da Ficha Limpa exige que, para ficar inelegível, o ato cometido pela pessoa tenha resultado em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. 

Mas o que isso significa para o Moro? Ele pode ser condenado por improbidade administrativa?  

Sim, Moro pode ser processado por improbidade administrativa por ter sido considerado suspeito no caso do triplex. Há uma ressalva, entretanto, quanto ao conjunto de provas que pode ser usado contra ele: provas obtidas ilegalmente, como é o caso das mensagens trocadas por Moro com os procuradores e reveladas pela Vaza Jato, não podem ser usadas para condenar uma pessoa, apenas para absolvê-la. Por isso, as mensagens são importantes para a defesa de Lula, mas não podem ser usadas contra Moro em um processo. 

O que acontece com a Lava Jato caso Moro seja considerado suspeito nos outros três casos? 

É possível que outros condenados usem a decisão sobre o caso do triplex para questionar a parcialidade de Moro, mas isso não significa que ele será automaticamente considerado um juiz parcial em todas as ações. 

Este é o último recurso que pode ser julgado pelo Supremo?

Para a professora Juliana Cesário Alvim, o tema soa repetitivo pois é fragmentado e diversos aspectos e casos semelhantes já chegaram ao STF antes. “Esses casos do Lula já chegaram ao Supremo algumas vezes por razões diferentes. A competência está chegando por uma via e a suspeição está chegando por outra. Isso porque a defesa vai arguindo essas falhas do processo e isso vai se desenvolvendo desde lá de baixo. Então digamos: a defesa alegou a suspeição em algum momento na primeira instância. Isso foi para a segunda instância e depois para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). E todas essas coisas vão subindo separadamente, não necessariamente juntas”.  

O MPF ou a PGR podem entrar com mais algum recurso neste caso?

Não. Legalmente, ainda há outros recursos a serem apresentados, mas que são para esclarecer decisões. Nesses chamados embargos declaratórios, que só podem ser apresentados em casos em que as decisões colegiadas não são unânimes, a possibilidade de reversão de entendimento é praticamente nula.

Moro também pode apresentar algum tipo de ação ou recurso caso seja declarado suspeito?
Não. Por não ser uma das partes do processo, Moro não pode questionar a decisão.



terça-feira, 20 de abril de 2021

Operação ‘Tanque Furado’: Deputados federais já gastaram R$ 27 milhões em abastecimento de veículos e são investigados por irregularidades; PT possui maior número de suspeitos

Terra Brasil Notícias

Uma operação voluntária tem dado o que falar. A “Tanque Furado” apura os gastos de combustíveis por deputados federais. Utilizando recursos públicos da verba indenizatória, deputados gastaram R$ 362,8 milhões para o custeio de seus mandatos desde fevereiro de 2019 até janeiro deste ano. Desse valor, R$ 27 milhões foram destinados ao abastecimento de veículos.

Com base na rígida legislação tributária dos estados e nas regras claras da Câmara dos Deputados que norteiam o uso dessa verba, o Instituto OPS auditou 1.863 notas fiscais de abastecimento de veículos de deputados e assessores, entre os anos de 2019 e 2020, tendo encontrado abastecimentos incomuns.

Centenas de abastecimentos em um só dia, enorme quantidade de litros de combustíveis em uma só “mangueirada”, abastecimento em favor de empresas e de pessoas estranhas aos gabinetes e até abastecimentos “sob medida” para cravar o limite mensal da cota.

Essas são algumas situações incomuns encontradas por cidadãos auditores que arregaçaram as mangas e realizaram o mais completo e profundo trabalho já organizado pela OPS desde a sua criação, em 2012.

Os casos foram encaminhados ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e à Câmara dos Deputados para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Confira alguns dos dados do relatório da Operação Tanque Furado:
As auditorias apontam supostas irregularidades na prestação de contas com abastecimento de veículos de 104 parlamentares da Câmara dos Deputados. Os eleitos por Santa Catarina não puderam ter suas contas auditadas devido ao antigo sistema de emissão de notas fiscais ainda operante no estado, o que impossibilita a leitura de dados .

Parlamentares por UF
Parlamentares por partido

Lúcio Big, diretor-presidente deste instituto, lançou uma série de 5 vídeos que mostra, com detalhes, alguns desses casos. Assista ao primeiro capítulo.


Os resultados levantados pela auditoria cidadã, realizada sob a supervisão e responsabilidade do Instituto OPS que conferiu com lupa todas as informações, se transformaram no relatório OPERAÇÃO TANQUE FURADO, disponível aqui.

Deputados goianos negam irregularidades
Os deputados federais goianos Francisco Júnior (PSD) e Professor Alcides (PP) foram citados numa reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (18), que mostrava uma suposta irregularidade na prestação de contas dos parlamentares referente ao abastecimento de seus veículos com dinheiro público.

Boca Aberta é um dos investigados na Operação Tanque Furado
O deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta, do Pros, está sendo investigado na Operação Tanque Furado. A iniciativa é mais uma ação idealizada pelo Instituto OPS (Observatório Político Socioambiental) e, na oportunidade, o levantamento mostrou que Boca Aberta realizou 120 abastecimentos em menos de um minuto em um posto de combustível no dia 1º de janeiro de 2020 conforme as notas apresentadas.


PGR questiona Fátima Bezerra se verba federal destinada para o combate à Covid foi usada com outros gastos

Terra Brasil Notícias

Em ofício enviado à governadora Fátima Bezerra, a Procuradoria Geral da República (PGR) questionou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se houve realocação de verba federal destinada ao combate à pandemia para pagamento de outras despesas. A informação é da Folha de S.Paulo.
“Qual o valor efetivamente investido na saúde, na prevenção de casos e no combate à pandemia? Algum valor destinado à saúde (combate à pandemia) foi realocado para pagamento de outras despesas do Estado?”, perguntou a subprocuradora-geral Lindôra Araújo no documento, segundo o jornal. As informações são do portal Grande Ponto.

As respostas teriam que ser assinadas “pessoalmente” pela governadora, pois “tal responsabilidade não pode ser atribuída a outros órgãos”.

Randolfe sugere 60 requisições de documentos e quase 20 frentes na CPI da Covid-19; VEJA TEMAS PROPOSTOS

Terra Brasil Notícias

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que será o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, construiu um roteiro para o início dos trabalhos da comissão que inclui mais de 60 requisições de documentos a diversos ministérios, secretarias e órgãos do governo federal. A proposta prevê ainda quase 20 diferentes frentes de investigação, segundo o documento.
A ideia é que o texto oriente o início das investigações. Integrantes do bloco composto por senadores da oposição e independentes irão debater o plano de trabalho da comissão na noite desta segunda-feira (19).
Segundo Randolfe, o documento foi produzido a partir de várias sugestões e informações feitas aos indicados a compor a CPI da Pandemia nos últimos dias. 
Entre os temas sugeridos para apuração pela comissão, estão: produção e distribuição de cloroquina, estratégia de comunicação do governo durante a pandemia, falta do kit intubação, falta de testes, falta de respiradores, fechamento de leitos de UTI, fechamento de leitos de UTI, crise de oxigênio em Manaus, atraso na compra de vacinas.
O roteiro inclui requisição de documentos a diversas secretarias do Ministério da Saúde, mas também informações aos ministérios da Defesa, da Economia e das Relações Exteriores.
Ele prevê o pedido de explicações ao Exército, que incrementou a produção de cloroquina durante a pandemia, e de informações à equipe econômica, encarregada de elaborar o orçamento federal.
Há menção à requisição que deve ser feita diretamente ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no capítulo da crise de oxigênio em Manaus. Também figura no documento pedido de dados ao governo do Amazonas. 

Veja os temas propostos

TEMA 1: ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO ACERCA DAS AÇÕES REFERENTES AO COMBATE DA PANDEMIA.
TEMA 2: AÇÕES DE VIGIL NCIA NO MAPEAMENTO DA PANDEMIA
TEMA 3: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CLOROQUINA E TRATAMENTO PRECOCE
TEMA 4: FECHAMENTO DE MAIS DE 4 MIL LEITOS POR NÃO RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DE CTU NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RJ
TEMA 5: CANCELAMENTO DE LEITOS DE UTI EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020
TEMA 6: CRISE DE OXIGENIO EM MANAUS E NO PAÍS
TEMA 7: ATRASO NA COMPRA DE VACINAS
TEMA 8: FALTA DE MEDICAMENTOS DO KIT INTUBAÇÃO
TEMA 9: FORNECIMENTO DE INSUMOS(MÁSCARAS) SEM REGISTRO PARA USO EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
TEMA 10: FALTA DE TESTES
TEMA 11: FALTA DE RESPIRADORES
TEMA 12: SERINGAS E AGULHAS
TEMA 13: TESTES VENCIDOS EM GUARULHOS 
TEMA 14: Vista a Israel para …
TEMA 15: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE SAÚDE PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS 
TEMA 16: PORTARIA SVS Nº 28, DE 3 DE SETEMBRO DE 2020
TEMA 17: PORTARIA Nº 3.190, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2020
TEMA 18: ORÇAMENTO DE 2021
TEMA: FALTA DE EPI

Boulos diz que quer se reaproximar de eleitores de direita e religiosos e tem reunião com presidente do Republicanos para discutir sobre 2022

Terra Brasil Notícias

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, jantou na sexta-feira (16) com Guilherme Boulos, integrante do PSOL e uma das principais lideranças da esquerda brasileira.
O encontro ocorreu na residência de um amigo em comum no bairro dos Jardins, zona nobre de São Paulo. Ambos trataram de uma aproximação, principalmente para as eleições de 2022.
“Foi uma primeira reunião para ambos (ele e eu) nos conhecermos. Atendi a pedido de um amigo em comum”, disse Marcos Pereira.
Boulos tem pretensão de ser candidato a governador de São Paulo, mas, segundo relatos, tentou no jantar deixar claro que tem pontos em comum com o segmento evangélico, hoje majoritariamente bolsonarista. 
O Republicanos, inclusive, abriga em seus quadros dois filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido): o senador Flavio e o vereador do Rio de Janeiro Carlos.
Boulos pediu ajuda, segundo interlocutores, para desvencilhar a ideia que a direita tenta lhe impor de que ele pretende, se eleito para algum cargo majoritário, defender a invasão de casas. 
No encontro, Boulos afirmou respeitar toda denominação religiosa e que gostaria de se aproximar do centro político. Pereira, por sua vez, disse que a igreja sempre tenta se adaptar aos novos tempos. Ambos combinaram de se reunir em breve novamente.

Deputado é alvo de mandado de busca e apreensão em operação contra fura-fila no RN; TJ negou pedido de prisão do parlamentar

O deputado Souza Neto é um dos alvos da operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que combate um esquema de fura-filas no Sistema Único de Saúde, no RN. A operação é denominada de Fura-fila.
O MP chegou a pedir a prisão do Deputado, o Tribunal de Justiça negou o pedido. O deputado é alvo de busca e apreensão em Natal e Areia Branca. Além do parlamentar, um vereador de Parnamirim e sua esposa também estão na mira do MP.

Vereador da Grande Natal e esposa são presos em operação do MP que desmontou esquema de fura-fila no RN

Terra Brasil Notícias

O vereador de Parnamirim, Diogo Rodrigues, foi preso de forma preventiva na manhã desta terça-feira (20) por conta da Operação Fura-fila. O vereador já havia sido alvo de denúncias relacionadas a marcação de exames. Além disso, sua esposa Monikelly Rodrigues foi teve prisão domiciliar decretada.
Operação Fura-fila

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (20) a operação Fura-fila. O objetivo é desmontar um suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Com o apoio da Polícia Militar, a operação Fura-fila cumpre dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e ainda outros 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Monte Alegre, Areia Branca, Brejinho, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro e Passa e Fica. Também há o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Ao todo, 27 promotores de Justiça, 42 servidores do MPRN e 90 policiais militares participaram da ação.

Mercedes melhorou, mas Hamilton ainda vê Red Bull de Verstappen mais rápida

Hamilton lidera o campeonato com um ponto de vantagem
FOLHAPRESS ESPORTE AUTOMOBILISMO-F1

LONDRES, REINO UNIDO 

(UOL/FOLHAPRESS) - A segunda corrida da temporada da Fórmula 1, em Imola, acabou com Max Verstappen batendo Lewis Hamilton por 22 segundos, depois de o holandês ter perdido para o inglês por míseros sete décimos na prova de abertura, no Bahrein.
Foram duas provas disputadas em pistas e sob condições completamente diferentes, mas a Mercedes não escondia a satisfação por ter melhorado o desempenho do carro nas três semanas entre a primeira corrida e o GP da Emilia Romagna e ter se aproximado da Red Bull.

De fato, houve um momento da prova em que Hamilton -que perdera a primeira posição para Verstappen logo após a largada- parecia que ganharia a corrida por causa do ritmo que vinha adotando logo antes de sua parada nos boxes. Afinal, à medida que a pista ia secando depois do início sob chuva, seu ritmo melhorava.

Na volta 26, Hamilton tinha visto a diferença em relação a Verstappen cair de 5 para 2 segundos, e poderia voltar à frente caso antecipasse sua parada. Foi então que a Red Bull reagiu rapidamente e chamou o holandês aos boxes para trocar os pneus intermediários pelos de pista seca.

"Acabou sendo a volta certa de parar, mas minha volta de saída dos boxes foi meio assustadora porque eu sabia que tinha de forçar. Lewis com certeza pararia na volta seguinte, e eu não podia perder tempo", revelou Verstappen após a prova.

Hamilton parou mesmo na volta 28, mas o pitstop da Mercedes foi lento e a volta de Verstappen com pneus slick em uma pista ainda úmida foi bem mais veloz que a do próprio inglês, e ele manteve a ponta.

A briga, no entanto, não pôde ser vista com uma condição de pista bem diferente na segunda metade da prova. Isso porque Hamilton cometeu um erro, saiu da pista, foi parar em nono e fez uma prova de recuperação a partir daí, escalando até a oitava posição no final, enquanto Verstappen controlou o ritmo na ponta.

Se, por um lado, Hamilton disse acreditar que a Mercedes melhorou o comportamento do carro, ele também entende que as temperaturas mais baixas em Imola podem ter ajudado, assim como a aderência maior do asfalto do circuito Enzo e Dino Ferrari em relação à pista do Bahrein.

"A janela para fazer esse carro funcionar é muito, muito pequena. Mas melhoramos em todos os sentidos", contou Hamilton. "Mas acho que a Red Bull ainda está mais rápida. Na classificação, definitivamente, e, na corrida, acredito que eles também tenham uma vantagem".

Com duas corridas disputadas, a Mercedes já percebeu que tem um carro melhor na corrida do que na classificação em comparação com a Red Bull, mas o que está mais claro é que Hamilton e Verstappen estão prontos para uma batalha que há muito esperavam.

"É ótimo estar lutando contra Lewis e contra a Mercedes, que têm sido tão dominadores e uma equipe tão difícil de ser batida. Então estar aqui [entre os dois primeiros] nas duas primeiras corridas significa que estamos muito competitivos. É muito promissor", disse o holandês, que pela primeira vez se vê em posição de lutar pelo título, e logo contra um piloto que quebrou praticamente todos os recordes na F1.

"Estou empolgado por essa batalha", disse Hamilton. "Pela primeira vez em muito tempo a Red Bull tem um carro com que pode lutar pelo título, então será uma batalha apertada por todo o ano."

No momento, por causa da volta mais rápida que marcou no último domingo (18), Hamilton lidera o campeonato com um ponto de vantagem.

Aos 80 anos, Tom Jones admite que usa Viagra

"Não há vergonha nisso aos 80 [anos]", garante o músico
NMBRFAMA TOM JONES

Tom Jones, de 80 anos, admite que passou a usar medicação para a disfunção erétil por precisar de uma "ajudinha aqui e ali". 
Questionado sobre esta questão no podcast 'WTF', o músico explica: "Até agora [está] tudo bem. Há sempre Viagra. Uma ajudinha aqui e ali está tudo bem. Não há vergonha nisso aos 80 [anos]. Tem de fazer o que tiver que fazer", refere, sem vergonha ou qualquer tipo de complexos. 

Tom Jones, recorde-se, foi casado durante vários anos com Melinda Trenchard, que morreu em 2016 após uma dura batalha contra o câncer. Um ano depois de ter ficado viúvo, corriam na imprensa rumores de que o músico estaria num relacionamento com Priscilla Presley.


Senador do PT assina texto que selou acordo

A emenda do senador foi incluída em projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021
A emenda do senador foi incluída em projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. Na prática, a proposta abre caminho para que gastos de saúde com a pandemia e com os programas de estímulo ao emprego (BEm) e de crédito para as micro e pequenas empresas (Pronampe) não sejam contabilizados no cálculo da meta fiscal de 2021, de déficit de R$ 247,1 bilhões.
As despesas serão bancadas com créditos extraordinários, que ficam fora do teto de gastos (regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação). Por isso, são chamadas de extrateto na linguagem orçamentária. "É uma estimativa. Não será suficiente. Precisamos de muito mais. Para a segurança do Brasil, precisamos de um programa de verdade", afirmou Carvalho ao Estadão/Broadcast.
O senador avalia que a sua emenda à LDO está em linha com a política do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o enfrentamento do impacto da crise da covid-19. "A minha emenda tem essa natureza", disse o senador, que é terceiro secretário da mesa do Senado. O plano de Biden pode superar US$ 5 trilhões, o equivalente a 25% do PIB americano e quatro vezes o brasileiro.

Críticas

O senador do PT classificou os críticos da proposta, entre eles o ex-presidente da Câmara deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), de serem de uma escola anacrônica da economia. "O Rodrigo Maia não está vendo que é outro momento da história. É só olhar para o Biden", rebateu o senador, que elogiou medidas do presidente americano como injeção de recursos públicos na economia e cobrança de mais impostos dos riscos. Pelas redes sociais, Maia chamou o acordo de "contabilidade criativa".
O senador petista negou que a proposta seja um "cheque em branco" e afirmou que é uma solução para os problemas que o Orçamento não deu conta. Ele lembrou que tinha apresentado emenda semelhante durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) emergencial, que permitiu uma nova rodada de auxílio, mas a proposta foi derrotada. "Já sabíamos que o que estava sendo aprovado na PEC não seria suficiente para dar conta de uma realidade que estamos vivendo. Já estamos com metade da população com insegurança alimentar", afirmou o senador.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 18 de abril de 2021

Novo candidato a presidência da CPI pode acabar com os planos da esquerda e barrar Renan Calheiros

Fonte CNN Foto Google 

Em entrevista à CNN Brasil, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou neste domingo (18) que seu objetivo ao candidatar-se à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a condução da pandemia da Covid-19 no Brasil é, principalmente, “buscar um relator que tenha isenção”.
Girão, que enfrentará o senador Omar Aziz (PSD-AM), destaca que o presidente da Comissão terá o poder de escolher o relator, que por sua vez possui grande responsabilidade no documento final.
“Respeito todos os colegas, mas acredito que, na questão da relatoria, nós precisamos ter uma total isenção sem conflito de interesse algum. É necessário que você possa invesigar parente, que você possa investigar quem quer que seja”, disse.
Ao mencionar investigação aos familiares, Girão falou sobre o provável relator da comissão, o senador Renan Calheiros – a quem diz respeitar profundamente -, que é pai do atual governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). “Como vamos buscar todas as verdades do que está acontecendo nos municípios se pode haver uma blindagem com relação a alguns dos investigados?”, indagou.
Ao citar as suas expectativas sobre a condução da CPI, o senador afirmou que a crise da falta de oxigênio no Amazonas e a verba destinada à produção de hidroxicloroquina são pontos importantes, mas também destacou que existem “muitas perguntas sobre as centenas de milhões de reais que foram destinadas aos estados”.
Em nota publicada nas redes sociais, o Podemos, partido de Eduardo Girão, afirmou ser contra “o acordão de cartas marcadas para dominar a CPI da Pandemia” e criticou o acordo de seis dos 11 membros da CPI em torno do nome de Omar Aziz.

CPI da Pandemia

Inicialmente, a proposta da CPI da Pandemia feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) era para investigar somente o enfrentamento da Covid-19 por parte do governo federal. Embora a proposta tenha conseguido reunir número superior às 27 assinaturas necessárias para ser levada adiante, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se recusou a fazê-lo.
Diante da recusa, os senadores Jorge Kajuru (de Goiás, que antes estava no Cidadania e nesta quinta-feira comunicou sua filiação ao Podemos) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão monocrática confirmada na quarta-feira (14) pelo plenário do Supremo, o ministro Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI.

CNN

Tribunal da Alemanha Suspende Exigência de Máscaras e Distanciamento Social e Testes Em Escolas Infantis

Fonte angelica ca

O Tribunal Distrital de Weimar, no estado da Turíngia, Alemanha, decidiu no início de março que a obrigação de usar máscaras, manter distanciamento social e realizar testes rápidos nas escolas representa uma ameaça ao bem-estar mental, físico ou emocional das crianças.
Em sua decisão, o juiz declarou que este risco existe no caso do uso obrigatório de máscaras. Na sentença, o juiz determina que as escolas estão proibidas de encomendar ou prescrever o uso de máscaras faciais em salas de aula e nas instalações escolares, bem como de impor o distanciamento social e realizar testes rápidos.
Como justificativa, o juiz afirmou: “as crianças são prejudicadas física, psicológica e educacionalmente, e seus direitos são violados sem qualquer benefício para as próprias crianças ou para terceiros”. A sentença completa poder lida neste link aqui, que consiste em uma declaração geral contra as medidas excessivas contra covid nas escolas.

sábado, 17 de abril de 2021

Prefeitura do Rio registra mais de 11 mil autuações e fecha 155 estabelecimentos em oito dias

Terra Brasil Notícias

Agentes da prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Militar, registraram mais de 11 mil autuações e fecharam 155 estabelecimentos em oito dias por desrespeito às medidas de prevenção à covid-19, segundo balanço divulgado hoje (17) pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). 
Entre as autuações estão interdições e multas a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Foram aplicadas 539 multas contra bares, restaurantes e ambulantes que não cumpriram determinações municipais relativas ao combate à pandemia. Somente ontem (16), o número de autuações chegou a 2.151, com 14 estabelecimentos interditados.
A prefeitura prorrogou até 27 de abril o decreto com as restrições que buscam conter a transmissão da covid-19 e reduzir o número casos, internações e óbitos causados pela doença. 
Com isso, continua proibida a realização de eventos de qualquer natureza, festas e rodas de samba, tanto em áreas públicas como particulares. O decreto também proíbe o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo.
Para bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres, o funcionamento é permitido, com atendimento apenas para os clientes sentados às mesas e até as 21h. A partir daí, esses locais têm tolerância de uma hora para encerrar o atendimento.

Gazeta Brasil

URGENTE – Flávio Bolsonaro sofre acidente no Ceará e é atendido em hospital

Terra Brasil Notícias
Flávio Bolsonaro sofreu luxação na clavícula e foi liberado com imobilização. O senador passava o fim de semana em um hotel na região acompanhado da sua esposa. 
A reportagem entrou em contato com a assessoria do senador e aguarda mais informações.

Créditos Diário do Nordeste

Justiça condena diretor da IstoÉ a indenizar jornalista Allan dos Santos por danos morais

Terra Brasil Notícias

A Justiça do Distrito Federal sentenciou nesta sexta-feira (16) a Editora Três — responsável pela publicação da IstoÉ — e o diretor da revista, Germano Oliveira, a indenizar o jornalista do Terça Livre, Allan dos Santos, no valor de R$ 25 mil por danos morais.
O fundador do Terça Livre abriu processo na 7ª Vara Cível de Brasília após publicação de matéria falsa pela revista, afirmando que ele recebia mesada de R$ 100 mil da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
À época, a Secom emitiu nota oficial negando qualquer repasse de verbas governamentais à empresa jornalística ou para Allan dos Santos, que também já havia rebatido publicamente as acusações quando convocado na CPMI das Fake News.
Mesmo diante dessas informações, Germano Oliveira insistiu nas afirmações falsas em outras duas edições da IstoÉ e nunca concedeu direito de resposta ou publicou a versão do jornalista em seu veículo de comunicação.
Foi o que apontou o juiz da 7ª Vara Cível, Luciano dos Santos Mendes, ao proferir a sentença. De acordo com o juiz, “a IstoÉ não comprovou nos autos do processo que tenha efetuado qualquer procedimento em busca da verdade sobre os supostos valores pagos a Allan dos Santos”.
O juiz ainda aponta que, por se tratar de verba pública, Germano Oliveira poderia ter recorrido à Lei de Acesso à Informação e solicitado dados sobre os recursos que acusava Allan de receber.
“Ao contrário, conforme sua contestação, limitou-se apenas a reproduzir suposto conteúdo já existente na internet. Tal tese defensiva não é aceitável para pequenos produtores de conteúdo, tampouco para empresas de grande alcance, como a que reproduziu a reportagem questionada na presente demanda”, escreveu o magistrado na decisão.
O juiz enfatiza e acrescenta que “não se pode permitir a reprodução indiscriminada de reportagens com divulgação de fatos dados como verdadeiros, quando, em verdade, não houve qualquer busca pela verdade”.
O magistrado pontuou que a divulgação de notícias falsas tem se tornado comum especialmente no âmbito político, algo que, segundo ele, tem trazido grave prejuízo à democracia, “uma vez que há disseminação de tantas informações inverídicas como se fossem verdadeiras que o cidadão se torna o mais prejudicado, já que não mais consegue ter segurança acerca do conteúdo de qualquer reportagem que tenha acesso”.
Além da condenação por danos morais, a Editora Três e seu diretor Germano Oliveira terão que pagar custas, despesas processuais e honorários advocatícios.
A IstoÉ já havia sido condenada em março deste ano a conceder direito de resposta ao Terça Livre e publicar, tanto no portal online quanto na revista semanal que Allan dos Santos e a empresa jornalística não recebem R$ 100 mil mensais da Secom.

Terça Livre


“Impaciente”: Homem armado obriga enfermeira a aplicar vacina contra covid no Piauí

Terra Brasil Notícias

Um homem não identificado invadiu uma Unidade Básica de Saúde(UBS) na zona rural de União, município distante 50 quilômetros ao norte de Teresina, e forçou armado com uma chave de fenda, que uma das enfermeiras do local lhe aplicassem uma dose de vacina contra a covid 19. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde de União, relatando que o suspeito é de outro município. O fato teria ocorrido na quinta-feira(15). Após receber a dose da vacina, o suspeito deixou o local como se nada tivesse ocorrido. O município de União conta com o apôio de uma equipe da Policia Militar do Piauí, mas de acordo com a Secretária de Saúde de União, Elaine Melo, não há possibilidade de se manter um policial em cada uma das Unidades de Saúde espalhadas por todas as regiões do município. Cidade Verde
PROJETO COMUNICAÇÃO SOCIAL

MEUS AMIGOS, EU AMAURY SECON, ESTOU PEDINDO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA RÁDIO GUARARAPES, QUE JÁ ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO, FALTANDO APENAS ALGUNS DETALHES, DETALHES ESTES QUE ESTAMOS PRECISANDO DA SUA AJUDA FINANCEIRA AMIGAS - AMIGOS PASSE PARA SEUS AMIGOS PARENTES E VAMOS FAZER ESTE PROJETO SAIR DO PAPEL É SÓ UM VALOR SIMBÓLICO MAIS QUE VAI AJUDAR MUITO NA REALIZAÇÃO DE UM SONHO DO NOSSO AMIGO RADIALISTA DIMAS FARIAS, E NA COMUNICAÇÃO DO RÁDIO PARA O POVO JABOATÃO PENSE. COOPERE COM O VALOR SIMBÓLICO DE 10,00 REAIS PELO, PIX[5581984696793] : 

OU PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CONTA 000804 849 754-7
OPERAÇÃO 1288
AGÊNCIA 00050
NO NOME DE DIMAS JOSÉ DE FARIAS

EU, AMAURY SECON JUNTO COM DIMAS FARIAS, AGRADECEMOS.

ASSIM; AMAURY SECON.

O sertão vai virar mar: Rogério Marinho entregará obra de Barragem no RN que se arrastava há 30 anos, VEJA VÍDEO

Terra Brasil Notícias

O Ministro Rogério Marinho, potiguar que está a frente do Ministério do Desenvolvimento Regional, implementou recursos que garantiram ao estado do RN concluir as obras da Barragem de Oiticica em Jucurutu/RN que receberá águas do Rio São Francisco.
“o sertão vai virar Mar”, disse o ministro. Essa é a Barragem de Oiticica, em Jucurutu-RN. Obra que se arrastava há 30 anos, mas que agora será entregue. “Serão 540 milhões de m3 garantindo segurança hídrica para todo Seridó norte rio-grandense. O Nordeste é prioridade”.
“o sertão vai virar Mar”, disse o ministro. Essa é a Barragem de Oiticica, em Jucurutu-RN. Obra que se arrastava há 30 anos, mas que agora será entregue. “Serão 540 milhões de m3 garantindo segurança hídrica para todo Seridó norte rio-grandense. O Nordeste é prioridade”.

BOMBA: Parede falsa escondia respiradores novos em hospital do Pará, diz funcionária

Terra Brasil Notícias

Instituição é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o dia 15Foto: Reprodução/Agência Pará
Uma vistoria feita no Hospital Regional Abelardo Santos, a 20 quilômetros de Belém (PA), descobriu 19 respiradores novos em uma “parede falsa” de uma sala da unidade hospitalar. A descoberta aconteceu durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital, no dia 22 de março. 
A instituição, que fica no distrito de Icoaraci, é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o dia 15. O governo do Pará confirmou à CNN a informação sobre os ventiladores e afirmou que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento.
Uma funcionária do hospital afirmou à CNN que os respiradores estavam atrás de uma parede falsa no auditório do prédio e que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos. Ela preferiu manter a sua identidade preservada.
“Todo o patrimônio do hospital é contabilizado e esses 19 aparelhos eram registrados, mas estavam desaparecidos. E o setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde estava à procura deles. Porque foi uma compra e eles sabiam. Algumas pessoas muito restritas ficaram sabendo, mas a história foi abafada.”, disse.   
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará nega a informação de uma possível “parede falsa”. Segundo a secretaria, os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado. O estado do Pará registra ocupação de 81,3% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 60,1% de ocupação de leitos de enfermaria no sistema público.
O governo do Pará não informou o valor pago por equipamento e nem a data de aquisição. Procurada, a Santa Casa de Pacaembu ainda não se pronunciou.

Suspeita de desvio

A juíza Marisa Belini de Oliviera, da 3ª Vara da Fazenda de Belém, determinou que R$ 2,18 milhões em dinheiro e imóveis de 11 réus fiquem indisponíveis. 
A decisão, proferida no último dia 12, foi tomada após denúncia do Ministério Público do Pará. O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), integrantes da Casa Civil e da secretaria da Saúde são alvos da decisão. 
A ação civil pública investiga suspeita de desvios de dinheiro público no enfrentamento à pandemia no estado. A magistrada, no entanto, indeferiu pedido de afastamento do governador do cargo.
Sobre a decisão, o governo do Pará disse que “a empresa devolveu todo o recurso aos cofres do Estado – e ainda é processada por danos morais coletivos”. A defesa do governador informou que recorreu ao Tribunal de Justiça.

CNN

PROJETO COMUNICAÇÃO SOCIAL


ESTÁ SURGINDO UMA NOVA RÁDIO EM JABOATÃO.
VEM AÍ, A RÁDIO QUE VAI ABALAR JABOATÃO, UMA SUPER PRODUÇÃO DE RÁDIO E TV WEB, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER, EM UM SÓ LUGAR, NOTÍCIAS, MÚSICAS, E PROGRAMAS AO VIVO PARA CURTIR, AGUARDEM.
POR ESTE MOTIVO CONTAMOS COM SUA AJUDA E COM A AJUDA DE SEUS AMIGOS. 
COOPERE COM O VALOR SIMBÓLICO DE 10,00 REAIS PELO, PIX[5581984696793] : 
OU PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CONTA 000804 849 754-7
OPERAÇÃO 1288
AGÊNCIA 00050
NO NOME DE DIMAS JOSÉ DE FARIAS

EU, AMAURY SECON JUNTO COM DIMAS FARIAS, AGRADECEMOS.

ASSIM; AMAURY SECON.

PRODUÇÃO E DIREÇÃO DIMAS FARIAS

JUÍZA DE GOIANA CASSA VEREADOR E TODA CHAPA DO PSD POR FRAUDES EM COTA FEMININA

Materia Jorge Lemos

A juíza eleitoral de Goiana, Maria do Rosário Arruda de Oliveira, deu uma canetada e cassou o mandato do vereador Marcos Alexandre Soares de Almeida, o Xande da Praia, os suplentes diplomados e toda a chapa do PSD que disputou o pleito eleitoral de 2020. A juíza declarou a prática de abuso de poder consubstanciada na fraude à norma constante no artigo 10, § 3°, da Lei n.° 9.504/1997, com fundamento no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar n.° 64/90. O partido fraudou a cota de gênero, colocando candidaturas laranjas. A decisão da magistrada é a primeira do Estado de Pernambuco. Uma mesma ação tramita em Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e São José da Coroa Grande, conforme antecipado pelo Blog do Jorge Lemos.
A juíza declarou a inelegibilidade por 8 anos de, subseqüentes à eleição em que se verificou, eleições municipais de 2020, de Elaine Pessoa da Silva, Angélica Patrícia de Melo, Cassia Chris Xavier Perez, Elizama Maria da Silva, Laura Juracy Alves do Nacimento, Yasmim Leandra Barros de Lima e Rode Tomé da Silva Santos. Elas concorreram no pleito e foi comprovada a prática de fraude à cota de gênero.
O vereador Xande da Praia, além de perder o mandato ficou inelegível por 8 anos, por ser diretamente beneficiado pela fraude. A magistrada Maria do Rosário Arruda de Oliveira também cassou o diploma dos suplentes Joseilton Costa dos Prazeres, Levy Gonçalves da Silva e Robson Rodrigues de Souza.
A justiça eleitoral de Goiana também determinou que proceda a retotalização dos votos, com novo cálculo do quociente eleitoral a fim de se reajustar a distribução das vagas na Câmara de Vereadores de Goaiana, considerando os votos válidos remanescentes, excluídos os que foram declarados nulos em razão da fraude à cota de gênero.


Socialismo & Miséria: Economia Venezuelana Exibe Depressão Histórica de 94%

Terra Brasil Notícias

O regime de ditadura narco-comunista inaugurado pelo ditador Hugo Chávez em 1999 está levando à pobreza generalizada e à destruição do aparelho produtivo na Venezuela. Pela primeira vez na história do continente, um país experimenta a situação dramática de depressão econômica generalizada com hiperinflação.
A Venezuela, que foi durante décadas o país mais rico da América Latina, atravessa uma depressão econômica aguda desde julho de 2014. A contração econômica acumulada desde aquele ano até setembro de 2020 chegou aos espantosos 94% e desde 2015 o país vive um cenário de hiperinflação.

Em um intervalo de apenas quatro anos, entre 2015 e 2019, a Venezuela caiu 18 posições no ranking das economias latino-americanas e caribenhas. O PIB venezuelano per capita em dólares já é o quarto mais baixo dentre as economias latino-americanas, estando na frente apenas de Honduras, Nicarágua e Haiti. O aumento exponencial da pobreza começou em 2014 com uma perda de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) desde então.

Crítica Nacional

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Famoso por 'Galopeira', Donizeti se reinventa e vira caminhoneiro na pandemia

A nova profissão é para driblar a crise financeira provocada pela paralisação há mais de um ano dos shows devido à pandemia
FOLHAPRESS FAMA CORONAVÍRUS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

- O cantor Donizeti Camargo, 50, famoso pela música "Galopeira" na década de 1980, trocou temporariamente os palcos pelo trabalho como motorista de caminhão para a Prefeitura de Piracicaba, cidade onde mora no interior de São Paulo.
A nova profissão é para driblar a crise financeira provocada pela paralisação há mais de um ano dos shows devido à pandemia de Covid-19. A explosão de casos da doença, em março de 2020, obrigou o cantor a cancelar os mais de 20 shows que havia no primeiro semestre. "Meu último show foi em 26 de fevereiro, em Jundiaí, no Rancho do Cowboy, e depois parou", diz o cantor, em entrevista ao F5.
"Todo final de semana fazia de dois a três shows em casas noturnas, rodeios e festas de cidades. Não esqueço o 11 de março de 2020 em que a OMS [Organização Mundial de Saúde] decretou a pandemia. Meu aniversário foi no dia 12", relembra o artista, que cobrava em média R$ 15 mil por apresentação, e teve que se reinventar para sustentar a família -o mesmo ocorreu com os músicos e técnicos da banda.
Antes de se tornar caminhoneiro, Donizeti buscou trabalho no rádio e na TV, onde já apresentou alguns programas, como o "Especial Sertanejo", na TV e rádio Record. Mas ele não conseguiu trabalho como apresentador porque exigiam que tivesse um patrocínio de R$ 50 mil para o horário.
Sem saída, o cantor recorreu ao auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo governo federal, e recebeu três parcelas. "Vou ser sincero, [o auxílio emergencial] foi só para realmente me dar uma ajuda para colocar comida em casa", diz o artista.
O emprego como caminhoneiro ele conseguiu por indicação do irmão caçula, que ficou com receio de perguntar ao irmão famoso se ele aceitaria trabalhar dirigindo caminhão. Desde setembro de 2020, Donizeti faz o transporte das equipes do setor ambiental da Prefeitura de Piracicaba.
"As pessoas acham que a gente que é artista não sabe fazer outra coisa a não ser cantar e tocar. Temos capacidade de fazer outras coisas. A vida mudou bastante para músicos, artistas e para quem trabalha com eventos", explica o cantor.
O artista afirma que não foi difícil a adaptação à nova profissão porque os quatro irmãos trabalhavam na área de transporte e o pai aposentado já foi caminhoneiro. Ele tem gostado tanto da área que pretende, quando retomar os shows, investir em uma empresa de transporte com a família.
A pandemia ensinou que ele precisa uma fonte de renda além da música. "Para mim não foi difícil me adaptar, hoje é o meu ganha-pão neste momento de pandemia. Como eu não posso trabalhar com shows, eles pararam, eu estou caminhoneiro", afirma Donizeti.
O cantor diz que acorda diariamente às 5h20 e segue todas as medidas de segurança no trabalho para não se contaminar com o vírus, como uso de máscaras e álcool em gel. Por precaução, devido a estar o tempo todo na rua, ele deixou de visitar o pai, o maior incentivador da sua carreira musical.
"Primeiro peço proteção a Deus e acho que temos que fazer a nossa parte. Uso máscara, álcool em gel, faço higienização dentro do caminhão e não fico com muita aglomeração [de pessoas]. Como estou na rua, tenho evitado contato com o meu pai que vai fazer 70 anos", explica o artista.
Donizeti lembra com saudade das rodas de viola que fazia com o pai e os irmãos antes da pandemia. Ele diz ser muito difícil não encontrá-los toda semana, como fazia quando estava de folga. "Enquanto eles cantavam eu ficava na cozinha fazendo paella caipira, o melhor prato que faço. Meu hobby é cozinhar."
A partir deste disco, ele começou a participar de vários programas de TV, como Geraldo Meirelles, Bolinha e Som Brasil. No entanto, sua carreira despontou mesmo quando participou do Programa da Hebe, na antiga TVS que mais tarde mudaria de nome para SBT.
O dono do canal, Silvio Santos, ficou impressionado com o garoto que conseguia sustentar durante 20 segundos a mesma nota musical no refrão da música. Por intermédio do apresentador, Donizeti viajou ao México para disputar com outras crianças o Festival America Esta Es Tu Canción, entre elas o hoje famoso cantor mexicano Luis Miguel.

Donizeti ganhou a disputa com a música "Canarinho Dobrador", impressionando os jurados com a mesma técnica de sustentar a nota musical por 20 segundos. "Eles não esperavam que eu ia sustentar por tanto tempo a nota [musical] e ser a melhor voz infantil da América Latina", relembra orgulhoso.

Ganhar o concurso como melhor voz infantil da América Latina abriu portas para o cantor que ainda adolescente fez shows em Miami (EUA) e em algumas cidades no México. "O prêmio foi muito importante porque me levou a outros países", afirma.

Diferentemente de Luiz Miguel, a carreira de artista não o deixou milionário. Ele lembra que na época do auge não se faziam grandes eventos ou shows como os que acontecem hoje e que rendem muito dinheiro ao artista.

"No máximo, a gente conseguia cantar em praça pública e fazer shows em circo. Eu me lembro que na época de circo cantava ao lado de Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico. Chitãozinho e Xororó e João Mineiro e Marciano, artistas mais populares", diz.

Passados mais de 40 anos de carreira, 23 discos gravados no Brasil e dois no exterior, tudo o que Donizeti espera é acabar a pandemia para pegar a estrada novamente. Desta vez, como passageiro para fazer shows e cantar a canção "Galopeira". "Cauby Peixoto teve uma música, 'Conceição', que ele cantou até a morte. Vou cantar 'Galopeira até a morte", compara.

Eduardo Cunha disse que Lula não queria Fachin mas Lewandowski e Joesley Batista pressionaram

Terra Brasil Notícias

Além de dizer que Lula se arrependeu de não ter impedido a reeleição de Dilma em 2014, Eduardo Cunha conta em seu livro “Tchau, Querida: O Diário do Impeachment” os bastidores da indicação de Edson Fachin ao Supremo, atuação dele no impeachment da petista e o apoio que o ministro teria recebido de Joesley Batista e Ricardo Lewandowski.
Cunha diz que Fachin teria atendido a pelo menos um pedido do empresário, feito por meio de Ricardo Saud — que, em sua delação, também narrou o apoio à candidatura do ministro ao STF.
Hoje em prisão domiciliar, o ex-presidente da Câmara diz que chegou a conversar com Lula sobre o pedido de Joesley em relação a Fachin. “Explicitei minha desconfiança com relação a José Eduardo Cardozo, de quem Lula tinha verdadeiro pavor como pessoa, referindo-se a ele de forma agressiva. Tocamos no ponto da nomeação para o STF. E fiz a sondagem que Joesley havia me pedido.”
“Eu perguntei sobre Fachin, para atender Joesley. Lula me disse que já tinha, quando era presidente, tentado sugerir o nome dele, mas que recusou porque jamais nomearia um sindicalista para ministro do STF. Isso iria certamente dar um enorme prejuízo aos cofres públicos em decisões judiciais, já que ele acabaria ficando contra o governo por essa condição de sindicalista. Lula disse que, se a sua posição fosse ouvida, Fachin jamais seria nomeado. Ele afirmou que quem defendia o nome dele eram os sindicatos, dos quais Fachin era ou tinha sido advogado. Outro apoiador era o amigo dele Luiz Marinho, ex-prefeito e ex-ministro de Lula e também sindicalista. Ele tinha sido o responsável pela indicação, à época, do nome de Ricardo Lewandowski e estaria atuando junto com Lewandowski pela indicação de Fachin.”
Mais adiante no livro, Cunha relata que Renan Calheiros também quis influenciar na escolha de Fachin e encontrou-se com Ricardo Lewandowski, na base aérea de Brasília. Como resultado da conversa de Renan com o presidente do STF, houve um encontro dele com Fachin, diz o ex-deputado.

Desmantelo: provável presidente da CPI da covid é acusado de corrupção e não pode deixar país

Terra Brasil Notícias

Um depoimento prestado dentro de uma investigação do Ministério Público Federal sobre desvios de mais de R$ 260 milhões em recursos da saúde no estado do Amazonas que um empresário investigado no esquema pagou despesas em Brasília do senador Omar Aziz, que foi indicado após um acordo político para presidir a CPI da covid.
O depoimento foi prestado no dia 20 de julho de 2019 na Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas por Nafice Valoz, que foi secretária de Estado de Relações Institucionais e Representações durante todo o período do mandato de Omar Aziz, no período em ele era governador, entre 2011 e 2014.

Ministro Marco Aurélio de Mello sugere que colegas estavam votando politicamente: “onde vocês estão vendo direito líquido e certo?”

Terra Brasil Notícias

O decano (mais antigo ministro) da Corte, Marco Aurélio Mello, afirmou que “qualquer juízo federal poderia ter julgado essas ações”, por isso, acompanhou o ministro Nunes Marques.
Procede às inteiras o recurso interposto pela PGR”, afirmou Mello. “Não cabe argumentar que possamos não ter concorrente em 2022. Isso não é argumento jurídico. O que eu quero saber é onde a maioria está vendo direito líquido e certo a pugnar-se os processos-crimes voltando-se à estaca zero que tramitaram nas instâncias ordinárias”, declarou

Apresentador da Globo disse que foi levado ao ridículo na emissora “e Casagrande parou de falar comigo”

Terra Brasil Notícias

O ex-apresentador da Globo, Ivan Moré, relembrou situações às quais teve se submeter enquanto era funcionário da emissora carioca. Ele participou da estreia do programa Foi Mau, com Maurício Meirelles, nesta segunda-feira (12), na Rede TV!
Moré conta que, em uma ocasião, entregou o nome da amante de um jogador de futebol ao vivo, em 2011
– Era de um nível de exposição ao ridículo tão grande [ao] que eu me submeti lá, em uma época do Globo Esporte – afirmou.
Na ocasião, Moré relembra uma aposta envolvendo o atacante Adriano Michael Jackson, então no Palmeiras, e o técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari.
– “Se o Michael Jackson fizer três gols no próximo jogo, você faz uma dancinha?”, eu perguntei para o Felipão. “Se ele quiser eu faço” [respondeu o técnico].
– Eu estava tão empolgado que consegui uma entrevista no dia seguinte com o Adriano Michael Jackson e cantei uma musiquinha que improvisei na hora com uma batidinha. E, no final, eu errei o nome da mulher do Michael Jackson e dei o nome da amante ao vivo – relatou.
Em seguida, foi exibido o vídeo em que o apresentador cantou sua paródia de Beat It, do cantor Michael Jackson (homônimo ao jogador), que foi ao ar na reportagem em questão.

DESAVENÇA COM CASAGRANDE

O apresentador também falou sobre o seu relacionamento com Casagrande, com quem dividiu diversas vezes o Globo Esporte durante sua passagem pela emissora carioca. Ele admitiu um problema que teve com o ex-jogador quando ele errou uma conta ao vivo no programa.
– O problema foi lidar com ele nos bastidores, o que ninguém sabe, porque ele se ofendeu e abandonou o quadro depois disso. Para dar uma volta numa gafe, às vezes você tem que rir de si mesmo – conta.
Ivan Moré chegou a admitir que parou de falar com o comentarista da Globo depois do episódio vivido no ar.
– O Casa não conversa mais comigo depois disso. Nós sempre vivemos entre tapas e beijos. Ele tem uma personalidade forte, mas um coração muito bom – finalizou Moré.

Pleno News

NOTICIA DA HORA

Tá tudo Dominado

Nova ministra dos Direitos Humanos é ré na Justiça de Minas Gerais por superfaturamento de uniformes Em meio à polêmica no minis...