segunda-feira, 31 de maio de 2021

Podendo até perder o mandato, Rodrigo Maia tem 8 dias para apresentar defesa

Tic tac, tic tac… a hora do Maia está chegando!

Arthur Maia (DEM-Bahia) e Efraim Filho (DEM-Paraiba) entraram com o pedido formal de expulsão de Rodrigo Maia do partido Democratas (embora Arthur e Rodrigo tenham o mesmo sobrenome, não possuem nenhum parentesco).

O que aconteceu foi o seguinte: já de saída do partido, o ex-presidente da Câmara achou que poderia sair esculhambando o presidente nacional do partido, o ACM Neto, e que ficaria por isso mesmo. Porém, ele deveria ter esperado sair oficialmente do partido. Agora, Maia está lascado.

Isso por que, segundo a legislação brasileira, quem é expulso de um partido por “bons motivos”, corre SÉRIO risco de também perder o próprio mandato. É um mecanismo que ajuda os partidos a se protegerem de expulsões forçadas, feitas com o intuito do político se filiar logo a outra legenda.

Bom, “bons motivos” é o que o DEM mais possui para expulsar o Maia. Afinal, ele xingou publicamente ACM Neto de “malandro, baixinho sem caráter”, por não ter apoiado Baleia Rossi para a eleição da presidência da Câmara.

Agora, Maia tem apenas 8 dias para enviar sua defesa contra a acusação do DEM. Mas parece que os líderes da sigla não estão nada inclinados a voltar atrás ou negociar. Estão com sede de vingança, pois ACM, ex-prefeito de Salvador, é a figura mais influente nos bastidores do partido. A vida pune, e muitas vezes com rapidez: quem diria que o político que isolou o governo federal de tudo, ficaria tão rápida e terrivelmente isolado?

Foto: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIA DA HORA

Tá tudo Dominado

Nova ministra dos Direitos Humanos é ré na Justiça de Minas Gerais por superfaturamento de uniformes Em meio à polêmica no minis...